Para estimular o autoconhecimento e o fortalecimento de competências na liderança, o Arranjo de Desenvolvimento de Educação (Ade) Granfpolis lançou o programa Liderar, voltado para secretários municipais de Educação e demais profissionais do setor. “Exercemos a liderança em casa, no ambiente de trabalho e com os amigos. Liderar não é apenas comandar um grupo de pessoas, é motivar, influenciar e inspirar. E isso se aprende na convivência, no dia a dia, na troca e no processo de autoconhecimento”, afirma a analista de Implantação de Projetos do Instituto Positivo, Amanda Rocha.
Segundo ela, uma parte do programa iniciou em março, voltada exclusivamente aos secretários de educação líderes do Ade Granfpolis, e teve grande envolvimento dos participantes. “Para desenvolver outros líderes e atender a solicitação do grupo, criamos uma oficina de desenvolvimento pessoal voltada para os demais secretários municipais de Educação da Granfpolis e técnicos das secretarias. Queremos que o aprendizado seja compartilhado posteriormente com as equipes que atuam nas escolas, contribuindo assim para o desenvolvimento de diferentes lideranças”, explica. Atualmente,participam do programa cerca de 45 pessoas.
As oficinas serão on-line e divididas em dois encontros, como explica a psicóloga da Humanii e mediadora do programa, Débora Medeiros. “Abordamos duas temáticas fundamentais para o processo de liderança, principalmente neste momento que vivemos. Trabalhamos o relacionamento interpessoal, com foco nas linguagens de valorização pessoal, e o gerenciamento emocional, para compreender como lidar melhor com as próprias emoções e com os outros.
O conteúdo potencializa o processo de comunicação dentro das secretarias e, com isso, gera um olhar mais cuidadoso para a gestão emocional dos colaboradores”, conta. A Humanii é uma empresa de desenvolvimento de pessoas e organizações e parceira do Instituto Positivo neste projeto.
Os encontros já têm data marcada. No dia 27 de maio, a temática é Relacionamento Interpessoal e, no dia 16 de junho, Gestão Emocional.
Sobre o Ade Granfpolis
Dedicado a estudar e a difundir a metodologia dos Ades no Brasil, o Instituto Positivo (IP) é parceiro da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), em Santa Catarina, que em uma articulação pioneira, lançaram em 2015 o primeiro ADE do sul do país.
Entre os anos de 2015 e 2020, 22 secretários de Educação da região e as suas equipes trabalham de forma conjunta, a fim de alcançar as quatro metas territoriais, definidas em comum acordo e que visam melhorar a qualidade do ensino no território. Fazem parte do Ade Granfpolis os municípios de: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.
Para quem quiser saber mais sobre Arranjos de Desenvolvimento da Educação (Ade), esse mecanismo de colaboração que direciona 13 grupos e envolve 225 municípios brasileiros em benefício da Educação, o Instituto Positivo disponibiliza gratuitamente o guia “Arranjos de Desenvolvimento da Educação: caminhos para implantação e gestão”, um documento inédito a nível nacional que pode ser acessado gratuitamente no site do Instituto Positivo.