Diácono Cleomar Raach – (IECLB)
Texto para reflexão: Romanos 9.30 -10.4
“Porque, com Cristo, a lei chegou ao fim, e assim os que creem é que são aceitos por Deus” (v. 4)
Ao referir-se a algo bom ou ruim que se deseja para uma pessoa, ouvi algumas vezes a afirmação: “Essa pessoa merece isso”. Quando se agradece por algo recebido também se diz: “Merece!”. Às vezes, usa-se a técnica da recompensa na educação de crianças. A regra cumprida é recompensada com algum presente ou com tempo para lazer.
O apóstolo Paulo nos ensina que Deus aceita as pessoas que creem. É por meio da fé que somos aceitos, não por merecimento ou cumprimento de obrigações. Não precisamos buscar recompensas de Deus, mas confiar nele acima de todas as coisas.
Deus vem ao nosso encontro. Não somos nós que vamos ao encontro dele. Para alcançar a salvação e a vida eterna não existe uma escada para subir um degrau toda vez que fazemos algo bom e descer um toda vez que cometemos uma falha. Se fosse assim, jamais chegaríamos ao céu. Estaríamos para sempre perdidos.
Mas Deus é amoroso e misericordioso. Ele enviou Cristo ao mundo para vir ao nosso encontro. Neste mundo de pecado, doenças, dor, morte, luto, escuridão. Deus nos envia a luz, vida e salvação. Ele chega até nossa situação e nos recebe como somos para nos transformar em como ele deseja que sejamos. O que liga a terra e o céu é a cruz de Cristo.
Pessoas que desejam ser conhecidas e reconhecidas pelo que fazem, e exigem que outras também sejam assim, perfeitas segundo a lei, sofrem muito quando em sua vida ou em sua família acontece algo que vai contra os seus princípios.
Como é bom saber que Deus segue os princípios da graça e da misericórdia! Ele espera que tenhamos fé! Pois somente pela fé é que somos aceitos por ele.
Oração: Querido e amado Deus, obrigado por tua vontade boa e misericordiosa para comigo. Ajuda-me a crer e a confiar sempre em ti. Dá-me forças para viver diariamente a tua vontade. Por Cristo Jesus, que morreu, mas, ressuscitou para me dar vida e salvação. Amém.