Na tarde desta terça-feira, 18, a Prefeitura Municipal de São João Batista realizou a formalização da parceria do caminhão-pipa para auxiliar as equipes do Corpo de Bombeiros de São João Batista.
Atualmente, o caminhão-pipa da prefeitura é utilizado nos serviços de abastecimento de água, na agricultura e pecuária, na higienização de calçadas e ruas urbanas, e para ajudar na trafegabilidade das estradas rurais, mas agora ele também ficará à disposição das guarnições do Corpo de Bombeiros no combate a incêndios.
O caminhão dos Bombeiros possui capacidade de 4,5 mil litros de água e uma duração de cerca de 25 minutos de combate, havendo a necessidade de um novo abastecimento. Agora, com esta parceria, caso ocorra um sinistro, o caminhão-pipa da prefeitura irá até o local da ocorrência e realizará o abastecimento do ABT-Auto Bomba Tanque dos Bombeiros sem a necessidade da paralisação do combate às chamas. O veículo de propriedade do município, que tem capacidade de 15 mil litros de água, também conta uma bomba para abastecimento e poderá ser utilizado para dar apoio no combate emergencial em incêndios no município.
O veículo passou por uma revisão total e foi adaptado com luminárias de emergência e também recebeu plotagem específica para identificação visual. Agora ele permanecerá no seu trabalho diário na administração municipal, mas, havendo a necessidade, poderá ser chamado e prestará este apoio.
“É uma atitude simples mas muito importante para o nosso município. Esperamos que nunca venha a ser necessário o seu uso, mas precisamos trabalhar com a prevenção, e esta parceria com os Bombeiros mostra que juntos e com pequenas atitudes podemos cuidar ainda melhor da nossa cidade”, afirmou o prefeito Pedro Alfredo Ramos.
A ideia é que esse caminhão possa assegurar a comunidade a resposta rápida e eficaz em um sinistro que possa ocorrer, dando também tranquilidade às guarnições do Corpo de Bombeiros. “Ele ajudará oferecendo disponibilidade rápida de água aos Bombeiros para combater incêndios em São João Batista e pode colaborar não deixando faltar água para o caminhão dos Bombeiros, Dentro das necessidades, será um equipamento importante para ajudar o trabalho de prevenção e proteção da nossa cidade”, relatou o secretário de Infraestrutura, Gélio de Oliveira.